domingo, 12 de fevereiro de 2012

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS ENSINO FUNDAMENTAL I 4° ANO

4º ANO
LÍNGUA PORTUGUESA
·         Ordem alfabética;
·         Fonema e letra;
·         Divisão silábica;
·         Classificação das palavras quanto ao número de sílabas;
·         Encontro vocálico;
·         Encontro consonantal;
·         Dígrafo;
·         Sílaba Tônica;
·         Os diversos gêneros literários;
·         Simulação de formas faladas;
·         Uso de g ou j;
·         Uso de u ou l;
·         Emprego do m antes do p e b;
·         Pontuação;
·         Sinônimos e antônimos;
·         Uso do h;
·         Substantivos;
·         Adjetivos;
·         Verbos;
·         Pronomes pessoais;
·         Pronomes de tratamento;
·         Artigo;
·         Uso do s ou ss;
·         Uso do dicionário;
·         Uso de gu e qu;
·         Uso do x e ch;
·         Rimas;
·         Produção de textos.

MATEMÁTICA
·         Sistema de numeração decimal;
·         Sistema de numeração egípcio;
·         Sistema de numeração romano;
·         Estudo da história dos números naturais em diferentes civilizações;
·         Agrupamento e decomposição;
·         Ordem e classe;
·         Formas geométricas (figuras planas e não planas);
·         Corpos redondos;
·         As quatro operações (adição/ subtração/ divisão/ multiplicação);
·         Adição com e sem reservas;
·         Subtração por decomposição;
·         Algarismo da subtração;
·         Relacionando três números por meio da adição e da subtração;
·         Vista superior e frontal;
·         A área e a multiplicação;
·         Recursos para multiplicação;
·         Combinando possibilidades;
·         Multiplicações por 10, 100, 1000;
·         Multiplicações de dois e três números;
·         Dobro e triplo;
·         Multiplicação por decomposição;
·         Idéia de repartir ou distribuir em partes iguais;
·         Planta baixa e mapa;
·         Cálculo mental da divisão;
·         Divisão exata e não exata;
·         Resultado aproximado da divisão;
·         Quociente por partes;
·         Algoritmo da divisão;
·         Divisão por 20, 30, 40;
·         Leitura e escrita de números
·         Leitura e escrita de frações;
·         Estudo das grandezas: comprimento, capacidade e massa;
·         Medida de tempo (dias/ semanas/ meses/ anos/ minutos/ horas);
·         Sistema monetário: operações e situações-problema.

CIÊNCIAS NATURAIS
·         A água;
·         Os estados físicos da água;
·         Ciclo da água;
·         As propriedades da água;
·         A Terra e o universo;
·         O Sistema Solar;
·         A Lua;
·         O planeta onde vivemos;
·         A superfície da Terra em transformação;
·         O ar;
·         A poluição do ar;
·         O solo;
·         Tipos de solo;
·         Degradação do solo;
·         O corpo humano;
·         Higiene;
·         Alimentação e qualidade de vida;
·         A semana do meio ambiente.

HISTÓRIA
·         A linha do tempo (a história de vida do aluno);
·         Os povos indígenas;
·         As grandes navegações;
·         A chegada dos portugueses;
·         O Rio Grande do Norte e o município de Tibau do Sul (histórico/ origem);
·         Os povos que vieram da África;
·         O início da colonização portuguesa na América;
·         Os imigrantes;
·         Formação do território nacional;
·         Aspectos físicos e naturais;
·         O vaqueiro e a cultura do boi;
·         Bandeirante e a busca por riquezas;
·         O tropeiro e os caminhos da colônia.

GEOGRAFIA
·         O planeta onde vivemos;
·         O Brasil no mapa mundial;
·         A divisão política do Brasil;
·         Paisagem natural e paisagem cultura;
·         A região Nordeste;
·         Funções do espaço urbano;
·         O trabalho na cidade;
·         A indústria no espaço urbano;
·         Os problemas ambientais na cidade;
·         Questão ambiental no espaço urbano;
·         A agropecuária o extrativismo: a agricultura, pecuária, o extrativismo, a modernização do campo e a relação campo-cidade;
·         A evolução dos meios de transporte;
·         A circulação de pessoas e mercadorias;
·         A comunicação entre as pessoas;
·         Meio ambiente: poluição, desmatamento, reciclagem e conservação;
·         O Rio Grande do Norte;
·         Clima;
·         Hidrografia;
·         Relevo;
·         Vegetação.

ENSINO DA ARTE
·         Arte no dia-a-dia;
·         Propagandas e imagens que nos rodeiam;
·         O ser humano como produtor de arte profissões de arte – imagens de arte;
·         As cores (primárias/ secundárias/ terciárias);
·         Monocromia – exercícios de composição artística utilizando a cor como elemento importante;
·         Arte brasileira;
·         O folclore;
·         Músicas populares;
·         Danças Juninas;
·         Cordéis.

ENSINO RELIGIOSO
·         Escola: espaço de construção coletiva;
·         Alteridade (valores);
·         A influência religiosa na composição do calendário civil;
·         Plantas e animais: seres que devemos respeitar;
·         O respeito à diversidade religiosa;
·         As manifestações religiosas presentes no município de Tibau do Sul e municípios vizinhos;
·         As festas religiosas e sua importância nos diferentes contextos;
·         A importância da amizade para a vida;
·         Festas Juninas na cultura popular nordestina.

3 comentários:

  1. Não compreendo o porque de não aparecer o conteúdo de Educação Física e constar na Caderneta para o professor avaliar o aluno. Questionei os coordenadores e todos não souberam informar. Vê se pode.

    ResponderExcluir
  2. pq eles usam a disciplina de educação física para complementar a cargo horaria das outras.

    ResponderExcluir
  3. ISSO E IMPORTANTE PRINCIPALMENTE PRA MIM QUE VOU FAZER PROVA PRA PASSAR PRO 5 ANO ASS DAVI
    FILHO

    ResponderExcluir