quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Apos Semana Pedagógica frustrante primeira reunião pior ainda.

       Desestímulo maior para um professor que possui conhecimentos básicos de gestão é vê que a pessoa que irá conduzir a reunião não tem o mínimo preparo para tal. E que a figura se quer possui formação dentro da área pedagógica, para não dizer que a mesma não possui graduação alguma e que esta está a frente de uma escola onde todos os professores do quadro são pedagogos e até a merendeira tem formação em licenciatura, antes eram duas funcionárias de apoio com nível superior, atualmente só permanece uma. É, afinal devemos levar a educação pública a sério, pena que os governantes não pensam assim quando selecionam seu pessoal da gestão escolar. 

     Agora posso expressar o motivo pelo qual decidí criar este Blog, primeiro precisava de um canal para conduzir minha insatisfação com a Escola Pública, a qual sempre tive grande orgulho em fazer parte, porém fui formado em uma escola Pública de Qualidade e renome.
      Vou dar detalhes da primeira reunião pedagógica de 2012.
      Na Escola JD onde trabalho o quadro é praticamente formado por mulheres, onde naturalmente me sinto um pouco isolado, mas consigo me dar bem com o pessoal.
     Vamos à reunião. Como de costume a primeira atitude da diretora é agradecer pela presença de todo, e falando da importância do momento, ela se detém a este detalhe uns 15 minutos e deixa a reunião muito cansativa....Sempre há uma pauta que, onde qualquer assunto que não faça parte ou esteja em outra ordem é deixado para o momento que se apresentar no roteiro. O que eu quero dizer que a escola é um ambiente dinâmico, a sala de aula é um ambiente dinâmico e por que uma reunião de professores tem de ser algo moroso e cansativo. Os assuntos e textos são batido e chegam a ser descabidos suas reflexões, os professores ficam com pena, a palavra correta é "pena" e se quer tem vontade de comentar o texto, dessa vez se quer cópia havia para todos. Ai me questiono,  como se pode trabalhar textos que falam de  dinamismo se a escola é capenga. Outro detalhe que me intriga, acompanho outras escolas e percebo que a assiduidade dos professores são bem menor que os da EMJD e a gestora da escola se reporta a questão das faltas pelo menos 5 vezes durante a reunião, tornado o assunto o item mais importante de sua pauta. Não, agora basta! Não vejo nenhum aluno sem aulas e porque tocas tanto neste assunto? Professores aqui praticamente não faltam e somos o tempo todo chamados atenção na primeira reunião do ano. brincadeira! Educação é coisa séria.
Continuo amanhã.  

2 comentários:

  1. Gostei do blog. Mas acho que o assunto não pode ser tratado de uma maneira tão superficial. Fico aguardando mais detalhe sobre o tal gestor.

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    1. Caro Roberto,
      Ainda estou iniciando os meus relatos, como leciono em duas escolas disponho de algumas horas para me dedicar ao Blog. Agradeço seu comentário, pois comentários como o seu apenas enriquecem o conteúdo do blog e estimulam uma produção com maior qualidade. Gostaria de lembrar que o intuito do blog é proporcionar uma válvula de escape do professor da escola pública.
      No decorrer do ano letivo postarei minhas experiencia e frustrações com o ensino de crianças do 4° ANO e dos que fazem a Escola.

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