4º ANO
LÍNGUA PORTUGUESA
· Ordem alfabética;
· Fonema e letra;
· Divisão silábica;
· Classificação das palavras quanto ao número de sílabas;
· Encontro vocálico;
· Encontro consonantal;
· Dígrafo;
· Sílaba Tônica;
· Os diversos gêneros literários;
· Simulação de formas faladas;
· Uso de g ou j;
· Uso de u ou l;
· Emprego do m antes do p e b;
· Pontuação;
· Sinônimos e antônimos;
· Uso do h;
· Substantivos;
· Adjetivos;
· Verbos;
· Pronomes pessoais;
· Pronomes de tratamento;
· Artigo;
· Uso do s ou ss;
· Uso do dicionário;
· Uso de gu e qu;
· Uso do x e ch;
· Rimas;
· Produção de textos.
MATEMÁTICA
· Sistema de numeração decimal;
· Sistema de numeração egípcio;
· Sistema de numeração romano;
· Estudo da história dos números naturais em diferentes civilizações;
· Agrupamento e decomposição;
· Ordem e classe;
· Formas geométricas (figuras planas e não planas);
· Corpos redondos;
· As quatro operações (adição/ subtração/ divisão/ multiplicação);
· Adição com e sem reservas;
· Subtração por decomposição;
· Algarismo da subtração;
· Relacionando três números por meio da adição e da subtração;
· Vista superior e frontal;
· A área e a multiplicação;
· Recursos para multiplicação;
· Combinando possibilidades;
· Multiplicações por 10, 100, 1000;
· Multiplicações de dois e três números;
· Dobro e triplo;
· Multiplicação por decomposição;
· Idéia de repartir ou distribuir em partes iguais;
· Planta baixa e mapa;
· Cálculo mental da divisão;
· Divisão exata e não exata;
· Resultado aproximado da divisão;
· Quociente por partes;
· Algoritmo da divisão;
· Divisão por 20, 30, 40;
· Leitura e escrita de números
· Leitura e escrita de frações;
· Estudo das grandezas: comprimento, capacidade e massa;
· Medida de tempo (dias/ semanas/ meses/ anos/ minutos/ horas);
· Sistema monetário: operações e situações-problema.
CIÊNCIAS NATURAIS
· A água;
· Os estados físicos da água;
· Ciclo da água;
· As propriedades da água;
· A Terra e o universo;
· O Sistema Solar;
· A Lua;
· O planeta onde vivemos;
· A superfície da Terra em transformação;
· O ar;
· A poluição do ar;
· O solo;
· Tipos de solo;
· Degradação do solo;
· O corpo humano;
· Higiene;
· Alimentação e qualidade de vida;
· A semana do meio ambiente.
HISTÓRIA
· A linha do tempo (a história de vida do aluno);
· Os povos indígenas;
· As grandes navegações;
· A chegada dos portugueses;
· O Rio Grande do Norte e o município de Tibau do Sul (histórico/ origem);
· Os povos que vieram da África;
· O início da colonização portuguesa na América;
· Os imigrantes;
· Formação do território nacional;
· Aspectos físicos e naturais;
· O vaqueiro e a cultura do boi;
· Bandeirante e a busca por riquezas;
· O tropeiro e os caminhos da colônia.
GEOGRAFIA
· O planeta onde vivemos;
· O Brasil no mapa mundial;
· A divisão política do Brasil;
· Paisagem natural e paisagem cultura;
· A região Nordeste;
· Funções do espaço urbano;
· O trabalho na cidade;
· A indústria no espaço urbano;
· Os problemas ambientais na cidade;
· Questão ambiental no espaço urbano;
· A agropecuária o extrativismo: a agricultura, pecuária, o extrativismo, a modernização do campo e a relação campo-cidade;
· A evolução dos meios de transporte;
· A circulação de pessoas e mercadorias;
· A comunicação entre as pessoas;
· Meio ambiente: poluição, desmatamento, reciclagem e conservação;
· O Rio Grande do Norte;
· Clima;
· Hidrografia;
· Relevo;
· Vegetação.
ENSINO DA ARTE
· Arte no dia-a-dia;
· Propagandas e imagens que nos rodeiam;
· O ser humano como produtor de arte profissões de arte – imagens de arte;
· As cores (primárias/ secundárias/ terciárias);
· Monocromia – exercícios de composição artística utilizando a cor como elemento importante;
· Arte brasileira;
· O folclore;
· Músicas populares;
· Danças Juninas;
· Cordéis.
ENSINO RELIGIOSO
· Escola: espaço de construção coletiva;
· Alteridade (valores);
· A influência religiosa na composição do calendário civil;
· Plantas e animais: seres que devemos respeitar;
· O respeito à diversidade religiosa;
· As manifestações religiosas presentes no município de Tibau do Sul e municípios vizinhos;
· As festas religiosas e sua importância nos diferentes contextos;
· A importância da amizade para a vida;
· Festas Juninas na cultura popular nordestina.
Não compreendo o porque de não aparecer o conteúdo de Educação Física e constar na Caderneta para o professor avaliar o aluno. Questionei os coordenadores e todos não souberam informar. Vê se pode.
ResponderExcluirpq eles usam a disciplina de educação física para complementar a cargo horaria das outras.
ResponderExcluirISSO E IMPORTANTE PRINCIPALMENTE PRA MIM QUE VOU FAZER PROVA PRA PASSAR PRO 5 ANO ASS DAVI
ResponderExcluirFILHO