Projetos Pedagógicos

Proposta Curricular da SEMEC Tibau do Sul


PREFEITURA MUNICIPAL DE TIBAU DO SUL
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CULTURA E DESPORTO
Rua Antônio Florêncio, 201, Centro
CNPJ (MF) 08.168.775/0001-82
CEP: 59..178-000 – Tibau do Sul – RN
Email: setibaudosul@yahoo.com.br


ESTRUTURA CURRICULAR
PROJETOS PEDAGÓGICOS
2012

APRESENTAÇÃO:
Este projeto pretende sugerir a organização da estrutura curricular do ano letivo de 2012, a partir da proposta de dois grandes projetos escolares, interdisciplinares e que dêem conta dos quatro níveis de ensino da rede municipal de Tibau do sul – RN. Estes projetos pretendem trabalhar as principais demandas verificadas das escolas municipais no decorrer do ano letivo anterior, bem como dos apontamentos legislativo-educacionais nacionais.
Tais projetos estruturam, por sua vez, todo o calendário anual, adiantando todas as ações / datas / encaminhamentos pedagógicos a serem realizados com os alunos, sendo previamente organizados pela equipe de coordenações dos níveis de ensino da Secretaria Municipal de Tibau do Sul, apresentados aos professores e gestores e acompanhados por todo o ano letivo.
Trata-se, basicamente, de tecer uma rede de ações de acordo com a política filosófico-educacional do município, interdisciplinar e que abranja todos os níveis, de modo a sanar as principais questões identificadas. Que seja apresentada desde a semana pedagógica, compreenda todas as ações e efemérides comemorativas do alo letivo, com culminâncias pontuais para a exposição das ações e resultados alcançados.


OBJETIVOS:
Geral:
Reorganizar a estrutura curricular da rede municipal de ensino a partir de projetos-gerados que organizem todo o calendário escolar e as ações nas diferentes disciplinas e níveis de ensino, para dar conta dos principais problemas observados nas escolas.

Específicos:
  • Identificar os principais problemas presentes em todos os níveis de ensino vinculados à rede municipal de educação;
  • Organizar ações estruturais e sistemáticas, por meio de projetos pedagógicos, que visem sanar, médio e longo prazo, as principais lacunas verificadas no ensino oferecido pelo município, com continuidade e em todos os níveis de ensino;
  • Atrelar os projetos pedagógicos à proposta curricular do município, de modo que a adoção dos mesmos seja incorporada anualmente, de acordo com as demandas observadas no ano letivo anterior e as questões educacionais contemporânea.


JUSTIFICATIVA:
No ano letivo de 2011 foram verificadas duas grandes demandas no ensino ofertado pela rede municipal. Uma destas demandas foi aferida por meio de questionários aplicados com o Ensino Fundamental II (6º a 9º ano), que expuseram a falta de qualificação de parte considerável dos alunos em relação à habilidade da leitura e da interpretação de textos escritos. Ler e escrever, stricto sensu, ou seja, decifrar e manipular o código alfabético, não foi à questão principal. Esta recaiu especialmente quando se demandava considerações acerca do conteúdo, assim como expressar-se textualmente.
Sabemos que o processo de domínio da língua materna gramaticalmente objetivada, especificamente no campo da escrita, é anterior a esta fase, e se inicia desde a familiarização com o código, ainda na Educação Infantil. É gradual, cumulativo e qualitativo. Deste modo, compreendemos o insucesso de alguns dos nossos alunos da rede, que chegam ao final do Ensino Fundamental sem a capacidade de compreender o que estão lendo, e de expressar-se textualmente, como um problema global do investimento pedagógico de toda a comunidade escolar, que, como tal, deve ser superado nesta esfera.
Isto é, entendemos que, para melhorar os índices de leitura e escrita dos alunos concluintes do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino de Tibau do Sul – RN faz-se necessário um investimento pedagógico desde os primeiros anos da escolarização deste aluno, e que perpasse todos os anos da mesma. Portanto, projetamos tal investimento a partir de ações incisivas, em cada nível de ensino, e que dê conta de uma compreensão mais circunstanciada a respeito do letramento.
Por outro lado, nos últimos anos, questões estruturais a respeito do próprio objetivo da Educação na sociedade contemporânea têm gerado demandas institucionais às quais a rede pública de ensino não pode se furtar. Estas questões dizem respeito, em última instância, à compreensão do papel da escola não mais restrito à instrução em si – ou seja, à transmissão linear de conhecimento erudito, entendido como válido – mas a uma função muito maior, que é a de formar cidadãos críticos e politicamente conscientes.
Deste modo, demandas de grupos sociais têm sido transpostas para o campo educacional como componentes estruturais ou transversais do currículo, e feito parte daquilo que compõe a formação para a cidadania: educação ambiental, social, política, sexual, para as relações étnico-raciais, etc. Objetivamos, portanto, dar conta, de maneira interdisciplinar, de algumas destas demandas – àquelas que mais se relacionam com o público discente e o contexto sociopolítico com o qual a rede de ensino lida – na estrutura curricular do município, e por meio de ações específicas em cada nível de ensino.
Tratam-se, assim, de dois projetos pedagógicos que dão conta das principais demandas observadas nas escolas do município, desenvolvidos em ações específicas para cada nível de ensino, de acordo com os encaminhamentos teórico-metodológicos adequados.

METODOLOGIA:
O trabalho foi organizado em dois grandes projetos pedagógicos que buscam compreender algumas das principais demandas observadas durante o ano letivo de 2011 nas escolas da rede municipal de ensino de Tibau do Sul – RN. Para cada um deles, foram pensadas ações circunstanciadas a serem desenvolvidas durante todo o ano letivo de 2012, por nível de ensino.
O projeto relacionado à Leitura e Interpretação terá suas ações contínuas, exceto pelo concurso de contos que será realizado em um período de três meses, com culminância projetada para o Festival Literário realizado no município, caso haja agenda compatível. Já o projeto sobre Formação para a Cidadania promoverá ações temáticas bimestrais. Desse modo, objetivamos facilitar o trabalho docente e técnico-organizacional, bem como trabalhar enfaticamente as questões levantadas.
Os projetos serão acompanhados periodicamente pela equipe da SEMEC, a qual também se responsabilizará pelo encaminhamento dos materiais e do registro das atividades, em parceria com a equipe pedagógica das escolas. Os professores serão convidados ao encabeçamento das ações. Ao final do ano, será gerado um dossiê a respeito da aplicação e dos resultados alcançados.

PROJETOS
MÓDULOS
NÍVEIS DE ENSINO
AÇÕES
LEITURA E INTERPRETAÇÃO

Educação Infantil
·         Desenvolvimento da ênfase pedagógica das atividades ligadas principalmente aos recursos audiovisuais;
·         Trabalhar as fases de construção da Escrita e o desenvolvimento prévio de outras habilidades.
Ensino Fundamental I
  • Projeto de Contação de História e correspondência com os personagens – quinzenalmente;
  • Concurso de Contos.
Ensino Fundamental II
  • Projeto Escrevendo, Lendo e Conhecendo – correspondência semanal com voluntários;
  • Concurso de Contos.
EJA
FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA
EDUCAÇÃO SEXUAL
Educação Infantil
Trabalhando os gêneros masculino e feminino, a valorização da diversidade e a quebra de estereótipos.
Ensino Fundamental I
·         Puberdade;
·         O despertar da sexualidade.
Ensino Fundamental II
·         Respeito à diversidade sexual;
·         Preservativo – DSTs e Gravidez Indesejada;
·         Valorização do corpo.
EJA
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Educação Infantil
·         Montagem de uma caixa de brinquedos coletivos de material reciclado;
·         Trabalhar a conscientização em relação ao desperdício e ao lixo.
Ensino Fundamental I
  • Participação da programação da Semana do Meio Ambiente;
  • Visita ao Aquário.
Ensino Fundamental II
  • Participação da programação da Semana do Meio Ambiente;
  • Mergulho em Maracajaú.
EJA
EDUCAÇÃO ALIMENTAR
ou
COMBATE AS DROGAS
Educação Infantil
Educação Alimentar – substituição de guloseimas por lanches a base de frutas
Ensino Fundamental I
·         Tipos, efeitos e conseqüências das drogas mais populares;
·         Entrando nessa - abordagens;
·         Saindo dessa – passo a passo;
·         Apresentação de casos reais.
Ensino Fundamental II
EJA
EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
Educação Infantil
Valorização da diversidade fenotípica (cor da pele, cabelo, traços etc.)
Ensino Fundamental I
Ensino Fundamental II
·         Formação histórica étnico-racial do Brasil;
·         Preconceito X Discriminação;
·         Discriminação Social X Discriminação Racial.
EJA